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As quatro práticas das equipes de marketing de alta performance

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Relatório State of Marketing, da Salesforce, mapeia os pontos de sucesso das equipes de marketing. O segredo? Saber que tudo começa e termina com a experiência do consumidor

 

Há cinco anos a Salesforce monitora os movimentos de mudança dos profissionais de marketing, gerando insights para as empresas a partir do seu estudo State of Marketing, que entrevista milhares de profissionais do mundo todo.

Os resultados da 5ª edição do relatório State of Marketing, que ouviu mais de 4 mil profissionais de marketing globais, mostram que a mudança mais significativa de todas está nas expectativas do consumidor: 80% dos clientes dizem que a experiência oferecida por uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços.

 

A experiência do consumidor

 

“Nesse mundo de Quarta Revolução Industrial, com um consumidor conectado e digital, o marketing precisa ser uma espécie de cola da experiência do consumidor”. Mais do que nunca a experiência do consumidor é o ponto mais importante, “talvez seja a nova fronteira de competição entre as empresas”, diz Daniel Hoe, Diretor de Marketing Sênior da Salesforce para América Latina.

 

No Brasil, a pesquisa identificou que mais de 89% dos consumidores consideram que a experiência é tão importante quanto o próprio produto, independente de ser um carro ou um par de sapatos. “Ou seja, pense que, para a maioria dos brasileiros, a experiência de compra e de devolução é avaliada com peso igual ou maior que atributos do próprio produto, como cor, modelo, estilo e funcionalidade”, explica Hoe.

 

Com mais opções, mais acesso a informações e mais ofertas na ponta dos dedos, é preciso mais do que nunca tato e precisão para atrair, adquirir e manter os clientes mais experientes. O resultado é um panorama de marketing mais complexo, que exige colocar de fato o marketing no comando da ação e o consumidor no centro das atenções.

 

Alta performance

 

A pesquisa da Salesforce classifica as equipes de marketing em alta, média e baixa performance. Um dos objetivos é identificar o perfil de sucesso do marketing nas organizações de alta performance e traçar uma recomendação de comportamento que sirva de espelho e orientação para empresas de média e baixa performance. No estudo da Salesforce, quatro pontos focais se sobressaíram.

 

O primeiro ponto importante: as organizações de alto desempenho se diferenciam das demais adotando estratégias que consideram toda a jornada dos clientes, proporcionando uma interação realmente personalizada. Mais da metade (56%) dos profissionais de marketing de alto desempenho estão mapeando ativamente a jornada do cliente na empresa, em comparação com 42% dos profissionais de baixo desempenho.

 

“As áreas de m