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7 dicas para liderar equipes remotas de TI com sucesso

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Para ter sucesso em um mundo em que a TI está cada vez mais carente de talentos, mais empresas estão contando com forças de trabalho remotas. Essas organizações criam equipes de TI que oferecem as melhores habilidades, independentemente da localização física de cada profissional. Embora os times alocados possam ter vantagens sobre as equipes em home office em alguns aspectos, há um consenso crescente de que profissionais trabalhando de outros locais podem trazer benefícios.

 

O grande desafio enfrentado por qualquer equipe remota é conseguir que as pessoas trabalhem juntas como uma unidade. "As equipes remotas não podem ser tratadas como equipes alocadas, onde status, metas, riscos e problemas são discutidos em reuniões de equipe, no almoço e no bebedouro", explica Joe Wilson, proprietário da Volare Systems. "Você deve ser disciplinado com a comunicação ao gerenciar equipes 100% remotas, porque não há encontros casuais como se você estivesse no corredor do escritório", acrescenta.

Liderar um time de TI atuando em home office a longo prazo requer dedicação e habilidades especiais, incluindo a capacidade de organizar, motivar e inspirar os profissionais a trabalhar de forma criativa e competente. Aqui estão sete segredos que os líderes de TI usam para fazer com que o trabalho de seus funcionários remotos sejam bem-sucedidos.

 

1. Exercer liderança

A liderança é essencial, seja em ambientes de trabalho tradicionais ou remotamente.

"Os líderes inteligentes identificarão proativamente os possíveis conflitos de objetivos e garantirão que os objetivos da equipe como um todo sejam claros e alinhados com outras responsabilidades que os membros possam ter", sugere Anita Williams Woolley, professora associada de comportamento organizacional e teoria na Universidade Carnegie Mellon.

A principal prioridade de um líder é estabelecer objetivos de projeto claros e alinhados. "As equipes de TI remotas falham porque não há uma direção clara da liderança ou, se houver uma direção clara, ela não leva em consideração a perspectiva dos funcionários em ambientes remotos", acrescenta Helen Dayen, coach executiva e CEO do The Dayen Group, empresa de treinamento e desenvolvimento de carreira.

Na falta de uma liderança forte e de metas bem definidas, os trabalhadores remotos podem começar a se sentir isolados. "Eles reduzem sua comunicação e se tornam menos colaborativos", explica Dayen. Com o tempo, a equipe se torna cada vez menos eficiente e produtiva.

 

2. Incentivar o feedback

A colaboração é uma via de mão dupla. Embora os membros da equipe precisem de instruções claras e diretas de seu chefe, o líder também precisa saber o que cada membro do time está fazendo e se um progresso significativo está sendo feito. Para alcançar essa capacidade, um processo de feedback deve ser estabelecido. "Supervisione o feedback para ter certeza de que é construtivo e sobre como tornar o produto melhor, não se exibindo ou ganhando uma discussão", afirma Wilson.